Caminito é símbolo de união entre vizinhança, história e artes. Trata-se atualmente de uma rua museu e uma passagem tradicional, de grande valor cultural e turístico, localizada no bairro de La Boca da Cidade de Buenos Aires, Argentina. A rua mais colorida de Buenos Aires ja foi a mais degradada. O lugar adquiriu significado cultural porque inspirou a música do famoso tango Caminito (1926), composta por Juan de Dios Filiberto.
As casas coloridas, pintadas com as sobras de tintas das embarcações, eram cortiços com vários quartos, pátio central e um banheiro compartilhado. Os moradores, em sua maioria, eram imigrantes espanhóis e italianos.
Caminito foi construída pela vontade de seus moradores. Em 1950, um grupo de vizinhos, entre os quais se encontrava o conhecido pintor boquense Benito Quinquela Martín, decidiram recuperar o lugar. O que hoje é conhecida como Caminito nada mais era do que um local de cortiços e trilhos de trens. Em 1959, por iniciativa de Quinquela Martín, o governo municipal construiu ali uma rua museu, com o nome que lhe tinha dado o tango.